top of page

Medronheiro (Arbutus unedo)

O Medronheiro é uma espécie de arbusto que chega a alcançar, de forma excecional, os 7 metros (sendo o normal os 4 ou 5 metros). O medronheiro tem uma folhagem de folha persistente (perenifólia) de formato elíptico, portanto as suas folhas mantêm-se nos ramos durante o ano todo. Possui frutos, os medronhos, que no início têm uma tonalidade amarelo-alaranjada e depois tornam-se vermelhos quando alcançam a maturidade. Os frutos costumam demorar até um ano em amadurecer, o que explica o fato de muitas vezes ter flores e medronhos em simultâneo.

Distribui-se geograficamente pela África, Península Ibérica, França, Irlanda, Ucrânia, México, Cuba, América Central e parte da América do Sul. Em Portugal, pode ser encontrado por todo o país, mas a maior concentração ocorre nas serras do Caldeirão e Monchique.

 

A madeira fina desta árvore é muito apreciada no fabrico de objetos torneados, para embutidos e marcenaria, sendo fácil de trabalhar e polir. Além disso, a sua lenha é muito boa para aquecimento produzindo um excelente carvão. Os frutos costumam empregar-se em confeitaria e para obter certos licores. São comestíveis e possuem propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e diuréticas. Além disso, com as folhas do medronho podem-se fazer infusões.

medronheiro mapa.png
bottom of page